A Sensação térmica (ou a temperatura aparente) é uma indicação da percepção da temperatura do ar, que pode diferir da temperatura real devido a fatores climáticos que afetam a transferência de calor entre o corpo e o ar, como a humidade, densidade e a velocidade do vento à 1,5m de altura a partir do solo, considerado a altura média de um rosto humano.
Como funciona a sensação térmica?
Provavelmente você já ouviu o homem (ou a mulher) do tempo na TV falar sobre a sensação térmica. Essa sensação é a temperatura que uma pessoa sente em função do vento. Por exemplo, se um termômetro marca 2º C lá fora e o vento está soprando a 40 km/h , a sensação térmica faz você se sentir como se a temperatura estivesse a -13º C.
A sensação térmica tem o mesmo efeito quando você sopra a sopa para esfriar. O movimento do ar aumenta a perda de calor da sopa pela convecção, assim, a sopa esfria mais rápido. Veja Como funcionam as garrafas térmicas para mais detalhes sobre radiação, condução e convecção.
Para um objeto inanimado, a sensação térmica tem um determinado efeito se o objeto estiver quente. Por exemplo, digamos que você encheu dois copos com a mesma quantidade de água a 38º C. Você coloca um copo na geladeira, que está a 2º C, e um fora, onde também está 2º C , porém com o vento soprando a 40 km/h . O copo que está fora fica frio mais rápido que aquele que está na geladeira por causa do vento. Porém, ele não esfriará mais do que 2º C, pois a temperatura do ar está a 2º C com ou sem movimento. É por isso que o termômetro lê 2º C, embora a gente sinta como se a temperatura estivesse a -13º C.
Tabela geral
A tabela a seguir mostra qual a sensação térmica de acordo com as condições do vento e da temperatura registrada pelos termômetros meteorológicos. Por exemplo: com ventos de 7km/h e temperatura, marcada pelo termômetro, -6ºC, a sensação térmica (a temperatura que "nosso corpo sente") é de -7ºC.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário