domingo, 28 de novembro de 2010

Calcular a quantidade de carne para o churrasco é, muitas vezes, um dilema. Geralmente peca-se pelo excesso, à toa. O cálculo é simples.
Para cada guloso que garante comer 1 kg de carne (e em geral come mesmo), existem outros que se satisfazem com 250 g. Portanto, 400 g por pessoa (no caso de adultos) é a conta certa para nunca faltar. Mas como toda regra tem exceções, vamos a elas.
Quanto maior a variedade de carnes a serem servidas, maior tem de ser a quantidade por tipo, para evitar o risco de faltar quando muitas pessoas optam por um determinado corte. Em termos práticos: se você servir lingüiça fresca, costela de porco e uma carne de boi, a conta por pessoa é a seguinte: 100 g de lingüiça, mais 200 g de costela de porco (como a metade é osso, calcule pelo dobro), mais 200 g de picanha (por exemplo). Total: 400 g entre lingüiça e carnes.
Se você optar por mais diversidade, veja como exemplo este “mix”: de entrada, lingüiça fresca, asa de frango e costela de porco. Principal: picanha, maminha, fraldinha e costeletas de cordeiro. Vamos às contas: 60 g de lingüiça, 100 g de asa de frango (metade osso) e 100 g de costela de porco (metade osso), mais 150 g de picanha, 100 g de maminha, 100 g de fraldinha e 200 g de costela de cordeiro (metade osso e perdas). Total: 710 g entre tudo, considerando somente carne, sem perdas.
Churrasco – 10 dicas de ouro
1. A carne deve ser selada, ou seja, tostada rapidamente em toda a superfície para que os sucos permaneçam nela.
2. Comece a grelhar a carne na parte mais quente da churrasqueira, tostando de todos os lados. Depois, na parte do braseiro menos intenso, asse-a até chegar ao ponto desejado.
3. A gordura, principalmente no caso da picanha, fica para baixo, no primeiro momento. Em seguida, a carne deve ficar para baixo para assar. Só no fim é que a gordura deve ser virada para baixo para derreter.
4. Para descobrir o ponto da carne sem cortar, pressione-a com as costas de um garfo. Regra geral: quanto mais macia, menos passada; quanto mais firme, mais passada.
5. Nas carnes em postas, não saia do lado da churrasqueira em hipótese alguma. Se descuidar, passa do ponto.
6. A brasa é linda, mas traiçoeira: pode apagar ou, se pingar gordura derretida, virar labareda e queimar a carne.
7. Para apagar o fogo de vez, use as cinzas do churrasco anterior.
8. Para reavivar a chama, basta mexer um pouco com um pedaço de pau, que a cinza cai e a brasa fica mais forte.
9. Carnes marinadas devem ser regadas com o molho do tempero durante o preparo. As que forem temperadas com sal grosso devem ter o excesso removido antes de serem colocadas na grelha.
10. Não salgue carnes com antecedência. O sal facilita a exsudação, tornando a carne mais seca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário