quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Pratos do Amapá / Pará .......

PATO NO TUCUPI
Depois de assado o pato é cortado em pedaços e fervido no tucupi, onde fica de molho durante algum tempo para tomar gosto. Como tempero leva alho, chicória e alfavaca. O jambu, já aferventado em água e pouco sal, depois de escorrido é colocado sobre o pato, coberto pelo tucupi.
Acompanhamentos: arroz branco, farinha-d'água e pimenta-de-cheiro a gosto.

TACACÁ
O tacacá não é considerado uma refeição. É uma espécie de bebida ou sopa, servida em cuias e vendida pelas "tacacazeiras", geralmente ao entardecer, na esquina das principais ruas das cidades paraenses, sobretudo Belém. Na hora de servir são misturados, na cuia, tucupi, goma de tapioca cozida, jambu e camarão seco. Pimenta-de-cheiro a gosto.

MANIÇOBA
Sua preparação demora cerca de uma semana, pois a folha da maniva (a planta da mandioca), depois de moída, deve ser cozinhada durante pelo menos quatro dias, após o que acrescenta-se charque, toucinho, bucho, mocotó, orelha, pé e costeleta salgadas de porco, chouriço, lingüiça e paio, praticamente os mesmos ingredientes de uma feijoada completa. Acompanhamento: arroz branco, farinha-d'água e pimenta-de-cheiro a gosto.

VATAPÁ PARAENSE
É preparado com camarões secos descascados, refogados com cebola, tomate, cebolinha e azeite de dendê. Cozinha-se no leite de coco, engrossando com farinha de arroz ou de trigo, ou amido de milho, ou ainda miolo de pão. Pode ser guarnecido com folhas de jambu cozidas e camarões secos.

CARURU PARAENSE
É feito com camarões secos descascados, refogados com cebola, alho, cebolinha, pimentão, pimenta-do-reino e azeite de dendê. Após o refogado cozinha-se em água, engrossando com farinha seca coada e bastante quiabo cortado em rodelas. Pode ser guarnecido com folhas de jambu cozidas e camarões secos.

TUCUPI
O tucupi é um líquido amarelo, extraído da raiz da mandioca. Seu preparo guarda a forma artesanal cultivada pelos índios da região. Deve ser cozido demoradamente antes de ser consumido, pois cru é venenoso. Oferece sabor inconfundível aos pratos com ele preparados, como o tacacá, pato, leitão, peixe, camarão e alguns tipos de caça.

JAMBU
Planta rasteira, companheira inseparável do tucupi na preparação dos pratos paraenses, sobretudo do tacacá e do pato. Suas folhas, quando mastigadas, produzem leve tremor nos lábios e, talvez por isso, muitos o apontem como afrodisíaco. Antes de ser acrescentado nos diversos pratos em que é usado, deve ser ligeiramente aferventado em água com pouco sal.

FARINHA-D'ÁGUA
É uma das muitas variedades de farinhas feitas com a mandioca e também a mais apreciada. Acompanha todos os pratos paraenses e, até mesmo, os que não são típicos do Pará. A melhor vem das colônias e deve estar bem torradinha. É encontrada nas feiras livres. Outros tipos de farinha feitas a partir da mandioca: tapioca, suruí, seca, etc.

PIMENTA-DE-CHEIRO
Dentre a enorme variedade de plantas regionais a pimenta-de-cheiro se destaca pelo perfume marcante e agradável e por sua cor amarela e brilhante. Tem formato de uma bolinha e é autêntica marca registrada da cozinha paraense.

PIRARUCU
É o maior peixe de escamas do Brasil, chegando a alcançar até 2,5m de comprimento e peso de até 80 kg. A pesca é feita nos rios da Amazônia com anzol ou arpão. Tem coloração avermelhada, daí a origem do seu nome em tupi "pirarúku", que significa 'peixe vermelho'. Sua carne é saborosa, podendo ser usada ressecada, como o bacalhau, ou fresca. Com ela são feitos diversos pratos muito apreciados. Sua língua é utilizada para ralar o guaraná e as escamas para lixar unhas.
CASQUINHO DE CARANGUEJO Depois de cozido o caranguejo na água e sal, retira-se a carne que é refogada com azeite, cheiro-verde, cebola, tomate, limão e pimenta-de-cheiro. Serve-se no próprio casco do caranguejo coberto com farofa de farinha-d'água.

UNHA DE CARANGUEJO Após cozidas, as patas grandes do caranguejo, temperadas com sal, alho e limão, são envolvidas (na parte que tem carne) em massa de batata, farinha de trigo, ovos e um pouco de carne desfiada do caranguejo. Depois são fritas à milanesa em gordura bem quente. Pimenta-de-cheiro a gosto. Usa- se também as mesmas patas cozidas servidas com molho vinagrete.

CARANGUEJO TOC-TOC É o caranguejo cozido inteiro em água, sal, limão e alho. Os caranguejos são quebrados com a ajuda de pauzinhos, para retirar as carnes. Os talheres são substituídos pelos próprios dedos. Molho de pimenta-de-cheiro a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário