quinta-feira, 14 de junho de 2012







Hans - Janos Szily Stromfeld


Você sabe por que seu coração está batendo?  Responder que é porque está vivo, suscita a pergunta se você sabe por que está vivo? Espertamente você vai dizer que é porque nasceu e eu espertamente perguntarei se você tem alguma idéia do porquê você nasceu, você estar vivo e seu coração continua batendo? 
Não? 
Então vou perguntar de outra forma:

você tem alguma idéia da imensa dádiva que é você estar vivo?

Na véspera de eu completar 67 anos de vida, resolvi pensar mais bem no assunto e também dividir meus pensamentos com vocês. Sou muito grato ao meu coração, que bate incansavelmente há 67 anos, aos meus pulmões que continuam funcionando, à minha saúde ainda em bom estado, aos meus cinco sentidos, que me permitem ouvir também sons agradáveis, continuo me deslumbrando com os pássaros, principalmente ao vê-los tomando banho (nunca viu? Não sabe o que está perdendo).

Com as flores e frutos, com a incrível beleza de todo o reino animal e vegetal, com meus pés e mãos, que executam milhares de tarefas e que nunca puderam ser sequer imitados, com os odores e beleza das paisagens, das mulheres e das plantas, com o cheiro da terra molhada, com o murmurar de um regato, enfim, com tudo aquilo que meu corpo e minha vida me permitem, há 66 anos, desfrutar e ser feliz.

Tenho plena consciência, que tudo isso acaba um dia e que já vivi bem mais do que ainda vou viver, e que, cada vez mais, tenho que me preparar para isso. Tenho plena consciência, também, de que algum dia e em algum lugar, vou me encontrar comigo mesmo, e que só depende de mim, que esta será a minha melhor hora, ou meu momento pior.

Triste? Não. Quando fiz minha promessa de escoteiro, ela incluía uma boa ação diária, quando comecei a ensinar os outros, a única intenção era transmitir os conhecimentos que tive a ventura de adquirir para o maior número de pessoas; minhas inúmeras viagens me garantiram que, entre seres humanos de várias partes do mundo, não existe a menor diferença, que pessoas mais velhas sempre tem algo a nos ensinar, e que a verdadeira FELICIDADE não é a TER, e sim o SER, e que ela reside em coisas muito simples e que, por mais que TODAS as crenças políticas e religiosas insistam em que a FELICIDADE só pode ser alcançada APÓS a aceitação incondicional de seus respectivos dogmas, a busca pelo amor e pela FELICIDADE, tanto a sua como a de todos seus semelhantes, devem nortear TODA nossa vida.

Os cinco arrependimentos da hora da morte


1. Eu gostaria de ter tido a coragem de viver uma vida verdadeiramente para mim mesmo, e não a vida que os outros esperavam que eu vivesse.
"Esta foi a pesar mais comum de todos. Quando as pessoas percebem que sua vida está quase no fim e olham para trás com clareza, é fácil ver quantos sonhos ficaram por cumprir. A maioria das pessoas não tinha cumprido nem a metade dos seus sonhos e tinha que morrer sabendo que isto era devido às escolhas que fizeram, ou deixaram de fazer. Saúde traz uma liberdade que muito poucos percebem, até que eles já não a têm. "
2. Eu não deveria ter trabalhado tanto.
Isto veio de cada paciente do sexo masculino que eu acompanhei. Eles perderam a juventude de seus filhos e o companheirismo do parceiro. As mulheres também falaram sobre esse arrependimento, mas como a maioria eram de uma geração mais velha, muitos dos pacientes do sexo feminino não tinha tido um ganha-pão. Todos os homens que eu tratei lamentaram profundamente ter gasto tanto de suas vidas na rotina de uma existência de trabalho ".
3. Eu gostaria de ter tido a coragem de expressar meus sentimentos.
"Muitas pessoas suprimiram seus sentimentos, a fim de manter a paz com os outros. Como resultado, eles adotaram uma existência medíocre e nunca tornaram-se quem eles eram realmente capazes de se tornar. Muitos desenvolveram doenças por conta da amargura e ressentimento que desenvolveram.
4. Eu gostaria de ter ficado mais em contato com meus amigos.
"Muitas vezes eles não perceberam os enormes benefícios de velhos amigos, até suas semanas finais e não era sempre possível rastreá-los. Muitos haviam se tornado tão enredados nas suas próprias vidas que tinham deixado escapar amizades duradouras ao longo dos anos. Houve muitos arrependimentos profundos por não terem dado aos melhores amigos o tempo e o esforço que eles mereciam. Todo mundo sente falta de seus amigos quando está morrendo"
5. Eu deveria ter me dado a oportunidade de ser mais feliz.
"Este é um surpreendentemente comum. Muitos não percebem até o fim de que a felicidade é uma escolha. Eles haviam ficado presos em velhos padrões e hábitos. O chamado "conforto" de familiaridade inundou suas emoções, bem como suas vidas físicas. O medo da mudança, com que eles tinham fingindo para os outros e para si mesmos, que eles estavam satisfeitos, quando no fundo, eles ansiavam por rir da forma despreocupada e ter alegria em suas vidas novamente."
Qual é o seu maior arrependimento até agora, e como você vai se preparar para alcançá-lo ou alterá-lo antes de morrer?      
Acho que todos lembram desta:


“Quando você nasceu, todos riam e você chorava”.
Faça com que, quando chegar a tua hora,
todos chorem e você ria.




Nenhum comentário:

Postar um comentário